História Presbiteriana
As origens históricas mais remotas do presbiterianismo remontam aos primórdios da Reforma Protestante do século XVI. A Reforma teve início com o questionamento do catolicismo medieval feito pelo monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) a partir de 1517. Em pouco tempo, os seguidores desse movimento passaram a ser conhecidos como “luteranos” e a igreja que resultou do mesmo foi denominada Igreja Luterana.
O que é a IPB
A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.
Início da IPB no Brasil
O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Simonton estudou no Colégio de Nova Jersey e inicialmente pensou em ser professor ou advogado. Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.
Origem da IPB em Joinville
A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras – Joinville é parte do corpo da história da Igreja Presbiteriana de Joinville.
- Em 1921 chega a Joinville o pioneiro presbítero Fernando Nunes Santana e família.
- Em 30 de abril de 1923 este ponto de pregação foi organizado como Congregação Presbiteral sob os cuidados do Presbitério do Sul.
- Em 30 de agosto de 1937 houve a primeira organização da congregação em IPB – Joinville.
- Em 1948, por motivos adversos a igreja retornou à condição de Congregação Presbiteral.
- Em 31 de maio de 1953 a Congregação foi novamente reorganizada em IPB – Igreja Presbiteriana de Joinville.
Fruto do trabalho de evangelização durante décadas deu origem a nossa Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras em Joinville.
Nascimento da IPJO
A IPJO é fruto de um movimento evangelístico presbiteriano trazido pelo casal Antídio e Maria Mota, oriundos do Paraná, ao chegarem em Joinville em 1984. Outra marca importante a destacar é seu caráter “familiar”, tendo em seu início um formato comunitário e caseiro em que, aos poucos, as primeiras famílias (Mota, Melo, Ferreira, Lyra, Souza e Anacleto) foram sendo agregadas à comunhão da igreja.
- 1986 – Organizada como Ponto de Pregação da Igreja Presbiteriana de Joinville (IPJ), no Bairro Costa e Silva. O grupo recebe o aporte e pastoreio da IPJ.
- Sob os cuidados da IPJ é construído um espaço de 55m² de madeira para o serviço de adoração e evangelização no bairro. Antes os serviços eram executados em uma casa alugada à frente da casa do casal Antídio e Maria. O terreno para a construção fora doado pelo Rev. Siegfried Hienzle.
- 1994 – Organiza-se como Congregação Presbiteriana do Bairro Costa e Silva. Possuía 24 membros.
- Um ano depois, é erguida outra construção de madeira, com 48m², para servir de novo espaço de culto e adoração, ficando na parte da frente do terreno.
- Foi também nesta época que houve a mudança do nome para Congregação Presbiteriana Jardim das Oliveiras, como princípio básico e bíblico de um lugar de e para oração.
- 1997 - Organização da SAF. Foi a primeira sociedade interna a ser criada na IPJO, com a missao de auxilar o serviço evangelístico e cristão local.
- 10/2001 até 02/2002 - Construção do Atual Templo. Uma comissão interna foi eleita para dirigir a construção desta obra, que durou apenas 4 meses. Neste período, pode ser vista a ação de Deus providenciando recursos através da vida dos irmãos e de simpatizantes. O templo foi inaugurado em 17/02/2002.
- 20/02/2005 – Fundação oficial da Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras em Joinville.
- 11/11/2006 - Oficialização do Ponto de Pregação do Bairro Vila Nova. Começou de forma familiar e caseira, um presente de Deus, fruto de uma iniciativa transcultural executada pelo Rev. Yong (coreano).
- 14/03/2020 - Organização da Congregação Presbiteriana do Vila Nova.
As Igrejas Presbiterianas de Joinville caracterizam-se por serem igrejas acolhedoras, em sua grande maioria composta de membros vindos de outras regiões do Brasil, os quais encontraram nestas o exercício da fé, do louvor e do amor a Cristo.
Para honra e glória do Senhor estamos escrevendo a história da nossa IPJO, onde a ajuda de nossos irmãos em Cristo é de suma importância. Ajude-nos a escrever a identidade evangélica da IPJO a partir de 1986.
Nesta caminhada que Deus nos abençoe!